sexta-feira, abril 19, 2024
23.8 C
Portel

Círio de Nazaré da Cidade de Portel tem programação adaptada ao tempo de pandemia.

A Procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré  que reúne milhares de romeiros em Portel/PA no segundo domingo de agosto foi adaptada à realidade e foi realizada uma carreata pelas ruas da cidade. A missa de abertura com restrição de presença de fiéis, distanciamento social e uso de máscaras.

A pandemia não prejudicou a realização da tradicional Festa do Círio da Rainha da Amazônia, Padroeira do Estado do Pará. A edição do  Círio 2020 sofreu adaptações com restrição de fiéis e no segundo domingo de agosto a procissão que reúne milhares de devotos de toda a região do Marajó foi adaptada a uma carreata que partiu da igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz, às 07h logo após a missa de abertura a imagem da Virgem de Nazaré foi colocada na carro berlinda e o Santíssimo sacramento acompanhando e abençoando os quatro cantos da cidade. Para devotos o importante é realizar a festa e este ano com um pedido muito especial: o fim desta pandemia. Esta foi uma festa diferente, mas a mesma fé e devoção da comunidade portelense. O pároco lançou um apelo a todos a se unirem em orações e suplicas para que Cristo possa ser a luz a iluminar este tempo de medos e incertezas.

“Nós queremos que nesta pandemia brilhe para nós essa luz e que Jesus possa tocar a cada coração, cada família e a alma da cidade para banhá-la com essa vida plena e nos dar esperança da vitória sobre a doença e sobre o vírus e possamos renascer e ser essa cidade formosa e iluminada pela Virgem de Nazaré” – pontuou frei Manuel Fernandes OAR. Esta e uma tradição religiosa de fé e de devoção.

A festa resgata e preserva o legado da presença da igreja católica em Portel, “Trata-se de um evento que revela muito sobre a identidade religiosa do povo portelense. A celebração do Círio começou na Capela de Nossa Senhora de Nazaré, mais tarde demolida e construída no terreno o atual prédio da Prefeitura, desde 1967 as celebrações do Círio acontecem na atual igreja matriz. Em todo esse tempo, a comunidade sempre expôs, com piedade popular, a fé na intercessão da Virgem de Nazaré. A missa das 06h deu início à festa que, neste dia 09 de agosto, através da carreata, mostrou a beleza da manifestação do amor de um povo por sua Mãe, com está manifestação adaptada pelas ruas da cidade, junto a Nossa Senhora de Nazaré”.

Fiéis relatam muitas  experiências de vivencia da fé neste tempo de Pandemia e de isolamento social. E as tradições da Festa do Círio de Nazaré.
Para a maioria dos fiéis este ano só foi possível  acompanhar a procissão do Círio de casa em respeito aos protocolos de segurança.

“A pandemia que assola o mundo tem diariamente nos apresentado circunstâncias há pouco inimagináveis, e uma delas e a forma de mantermos e recriar a nossa fé e as tradicionais festas religiosas. Há alguns meses jamais imaginaríamos poder participa do Círio de Nazaré através de canais virtuais e meios de comunicações mas se assim o momento exige, os joelhos dos romeiros estiveram no chão, e da Igreja Doméstica agradeceram as infinitas bênçãos já recebidas e rogaram a Virgem de Nazaré que instrua todos os cientistas para que desenvolvam com eficácia a cura para este vírus. Rogamos também por toda a humanidade, para que reveja seus valores, conceitos e fortaleça sua fé. Mesmo de forma adaptada, tivemos a oportunidade de manter a tradição dessa festa secular e continuar nos alimentando da Eucaristia e dos ensinamentos do Evangelho.

O Círio e sempre novo, importante, pois além de seu significado religioso,  carrega consigo tradicionais manifestações e nos remete aos primeiros evangelizadores da região. É uma das manifestações  religiosas mais antigas e a que se pode chamar de testemunha da criação da cidade/município de Portel.
Tradição portelense a Festa do Círio de Nazaré  traz em seu memorial a identidade de um Povo de fé a Virgem de Nazaré. Porque sempre será Círio outra vez.

Odenir Dias

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias

Acessibilidade