Ribeirinhos de Chaves no Marajó serão beneficiados com sistema de água potável - Folha de Portel

Notícias

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Ribeirinhos de Chaves no Marajó serão beneficiados com sistema de água potável

Filtros de tratamento de água do próprio rio serão instalados em 15 comunidades rurais.
Os filtros serão instalados inicialmente em cinco comunidades ribeirinhas de Chaves
Água potável ainda é um sonho para milhares de famílias na Amazônia. Uma parceria da Prefeitura Municipal de Chaves, no arquipélago do Marajó, com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) viabilizará água para o consumo de famílias das comunidades rurais de 15 localidades do município.
O convênio possibilitou a distribuição de unidades da Solução Alternativa, Coletiva, Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano, o Salta-Z. O material para instalação do sistema de tratamento de água do próprio rio, já foi entregue ao município de Chaves.
A aquisição do sistema foi possível por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições. O objetivo é atender as localidades ribeirinhas para disponibilizar água de qualidade para o consumo humano, como resultado da implantação do sistema denominado Salta-Z, nas seguintes localidades: Jurará, Jurupucu, Nedir Barbosa, Ilha dos Camaleões, Nova Vida, São Benedito, Apaiari, Paraíso, Nossa Senhora do Livramento, São Joaquim, Vila Santa Luzia, Vila São Francisco, Vila Sorriso, Vila Sossego e Vila Mocoões.
O projeto foi desenvolvido pela Funasa e nessa primeira etapa será implantado na localidade do Alto Cururu, nas comunidades Nedir Barbosa, São Benedito, Apaiari, São Joaquim e Paraíso.
O sistema Salta-Z foi criado para atender pequenas comunidades. Ele consiste em uma pequena estação de tratamento, onde a água captada no rio é tratada, tornando potável e livre de impurezas, evitando que os moradores contraiam doenças por consumo de água contaminada.
O sistema tem como objetivo o melhoramento no abastecimento de água das comunidades ribeirinhas, através de alternativas para a clarificação, filtração e desinfecção de águas do rio ou superfícies subterrâneas.

Ascom Prefeitura de Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário