Marajó em destaque na exposição 'Raízes- Quilombos do Marajó' - Folha de Portel

Notícias

Post Top Ad

Ouça a notícia

15 de junho de 2019

Marajó em destaque na exposição 'Raízes- Quilombos do Marajó'

O fotógrafo Mauro Fernandes se sente orgulhoso pelo trabalho que vem realizando a exposição "Raízes- Quilombos do Marajó" do fotógrafo Mauro Fernandes está aberta até o dia 30 de junho, no Tribunal Regional do Trabalho, no bairro do Umarizal, com 30 imagens dos Municípios de Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. Esse trabalho foi coletado ao longo de incursões desde 2012.

O acervo em exposição dialoga com a poesia e a  resistência de viver em áreas remanescentes de Quilombos de Salvaterra, um território tradicional onde as marés e as fases da lua interferem e modificam diretamente o modo de vida e a forma de produzir das 80 famílias residentes nesta área, as quais vivem diretamente da pesca e da agricultura.
Esse trabalho já é uma antecipação do livro com o mesmo título que será lançado pela Imprensa Oficial do Estado durante a feira Pan-Amazônica do Livro 2019. E ao final da exposição no TRT, todo o material fará parte do acervo cultural do Museu Quilombola do Marajó.
"Me sinto honrado em poder prestar essa homenagem aos quilombolas do território Marajoara, retratar a íntima relação que eles têm com a natureza. Mostrar a vivência e resistência desse povo que muitas vezes vive em situações hostis e ainda assim desmonstra felicidade", disse o fotógrafo.
A exposição faz parte do projeto DH em CENA que visa debater com professores de escolas públicas o cotidiano antagônico e as relações de garantias de direitos na sociedade moderna.
A exposição é apoiada pela Secretaria de Estado de justiça e Direitos Humanos e o Instituto de desenvolvimento sustentável Mamirauá.
Agende-se: 
"Raízes- Quilombos do Marajó" 
Período: até 30 de junho
Hora: 9h às 16h de segunda a sexta
Local: Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região na Praça Brasil
Entrada Gratuita

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Post Top Ad

BSTELNET