18 de maio de 2021

Folha de Portel

O Portal da Nossa Gente!

Confira lista de telefones úteis e de emergência

Em caso se acontecer algum acidente, para quem ligar? Ou, então, se a minha carta dos Correios não tiver chegado? Uma lista de telefones úteis sempre é essencial para momentos de necessidade.

Por isso, listamos os principais números úteis e de emergência nacionais e locais. Fique atento a finalidade de cada um para não errar durante a ligação:

POLÍCIA

Disque Denúncia – 181

O Disque Denúncia é um importante e inteligente serviço do Sistema de Segurança Pública do Estado no combate à criminalidade e à violência no Pará.

CONSELHEIROS TUTELARES

TELEFONES DE EMERGÊRCIA

Central de Atendimento à Mulher no Brasil – 180

O número 180 foi criado para dar mais informações sobre direitos femininos e apoio psicológico à mulheres em situação de violência, além de receber denúncias específicas sobre cárcere privado e tráfico de mulheres. Segundo Portal Brasil, até o final de 2013, o serviço deverá ser ampliado e funcionar também como um disque-denúncia. Leia mais sobre ações de proteção aos direitos dada Mulher.

Direitos Humanos – 100

O Disque 100 foi criado para denúncias contra violência, abuso sexual, agressões físicas e/ou psicológicas cometidas contra crianças e adolescentes, denúncias de pessoas em situação de rua, da população LGBT, de pessoas com deficiência e idosos. Saiba mais.

Disque-Defensorias Públicas – 129

Pelo telefone, é possível tirar dúvidas sobre onde e como conseguir um defensor público, procedimentos e documentos necessários. Também é possível marcar o primeiro atendimento. Conheça um pouco do trabalho da Defensoria Pública.

Ouvidoria do Ministério Público – 127

O número serve para denúncias de crimes ambientais, danos ao patrimônio público, desrespeito ao Código do Consumidor, abusos de autoridade e crimes como trabalho análogo á escravidão.

Comentários do Facebook
error: O conteúdo está protegido!
× Fale conosco