18 de maio de 2021

Folha de Portel

O Portal da Nossa Gente!

Governo do Pará reforça ações de combate à Covid-19 em Portel, no Marajó

Para intensificar o combate à segunda onda do novo coronavírus no Pará, uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) esteve na manhã desta sexta-feira (05) no município de Portel, no Marajó. O secretário adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz, destacou que o Estado executa um plano de contingência em todas as regiões, com ações atualizadas e preventivas para o reforço do sistema da rede de saúde pública.

“Nós estamos monitorando diuturnamente a região do Marajó, devido às suas condições logísticas. Estamos aqui no Hospital Municipal para avaliar o cenário e encontramos um paciente internado com caso leve. Nós não estamos tendo um pico na cidade de Portel”, afirmou.

Para reforçar o sistema municipal, a Sespa ofertou dois ventiladores de transporte para a estabilização, envio de cilindros e dando suporte de gestão. Sipriano Ferraz reafirmou que, havendo necessidade, serão realizados transportes aéreos para o atendimento médico ser realizado em Belém.

Acompanhado de técnicos, o secretário adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz, em Portel, no Marajó, na manhã desta sexta-feira (5). Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

A gestão municipal agradeceu o apoio do governo do Estado, que mesmo com o cenário estável esteve presente para diagnosticar e dar suporte e colaboração à população para evitar que haja a proliferação do vírus na região. “Agradeço ao governo do estado pelos ventiladores e suporte que vieram nos dar, com certeza vale muito nesse momento.” acrescentou o prefeito Paulo Ferreira.

Regulação de Leitos

Uma equipe da Central de Regulação de Leitos da Sespa orientou funcionários das unidades municipais sobre como agilizar o processo para que não haja nenhum paciente aguardando em fila de espera.

“Nos temos notado que um fator preponderante no êxito no tratamento dos pacientes é a internação de forma rápida e precoce. Reforçamos com nosso time de regulação junto ao time da prefeitura a importância da agilidade nesses processos”, pontuou o secretário Sipriano Ferraz.

A Sespa tem uma Central que atua 24 Horas com médicos, enfermeiros e operadores de sistema para atender os municípios em ocasiões de dúvidas de cadastro, manuseio da ferramenta ou qualquer inconsistência.

Texto: Bruna Brabo (Secom)

Fotos: Marcelo Seabra (Agência Pará)

Comentários do Facebook
error: O conteúdo está protegido!
× Fale conosco